Arrebita Alentejo!

O Festival gastronómico estreia-se em Santiago do Cacém, capital nacional da gastronomia entre 19 e 20 de novembro

A iniciativa, é “uma homenagem à gastronomia e aos produtos da carismática região”, e tem entrada gratuita.

Com um formato on the go, no Arrebita não há limites impostos à criatividade dos chefs. Cada cozinheiro tem ao seu encargo a criação de um prato, com o valor único de 6 €.

O mercado municipal de Santiago do Cacém foi o local escolhido para receber a primeira edição do festival Arrebita Alentejo , com dois dias recheados de pratos confeccionados por “um elenco de chefs de luxo”, animação musical e, porque a quadra aproxima-se, “um cheirinho muito especial a Natal.

Nos dias 19 e 20 de Novembro, a azáfama matinal do mercado, “que funcionará nos moldes habituais”, vai prolongar-se pela tarde e noite fora, aliando os produtores e comerciantes residentes” aos sabores cozinhados por alguns dos “novos talentos da gastronomia alentejana”, além de vários “nomes consagrados” da culinária portuguesa.

O evento, organizado pela Amuse Bouche em parceria com a autarquia de Santiago do Cacém, arranca no dia 19, com “alguns dos projectos mais relevantes da nova cena gastronómica alentejana

Vários são os chefes de uma nova geração de cozinheiros que “recria e eleva a cozinha e os produtos” da região a “outro patamar”, com “uma vertente mais criativa e inovadora”.

No primeiro dia, pode-se contar com alguns dos projetos mais relevantes da atual cozinha alentejana.

São eles: João Narigueta (Híbrido, Évora), Francesco Ogliari (Tua Madre, Évora), Gonçalo Queiroz (Origens, Évora), Filipe Rebocho (chef “nómada”, Évora), Filipe Bilro (Larau, Estremoz), Rúben Trindade Santos (Casa Gadanha, Estremoz), e David Vitorino (Santiago do Cacém, Brutos Food and Beer, ) são alguns dos nomes que vão preparar pratos especiais para os visitantes.

A programação do primeiro dia fica completa com a presença de “dois nomes incontornáveis da gastronomia tradicional da região”, António Nobre e Joaquim Saragga Leal e também com teatro de rua, músicos ambulantes e, à noite, com as luzes e as bancas fechadas, há tempo ainda para “vinhos e cocktails”.

Já no domingo, dia 20, o mercado de Santiago do Cacém dá palco à “maior concentração de chefs com estrelas Michelin a cozinhar para o grande público no Alentejo”.

São seis os cozinheiros estrelados a marcar presença: Vincent Farges (Epur, Lisboa), Alexandre Silva (Loco, Lisboa), Gil Fernandes (Fortaleza do Guincho, Cascais), Luís Brito (A Ver Tavira, Tavira), Tiago Bonito (Casa da Calçada, Amarante) e João Lopes (Bon Bon, Carvoeiro). Ao elenco juntam-se ainda Miguel Laffan (Palma, Monforte), Ana Moura (Lamelas, Porto Corvo) vindos directamente do Alentejo e Nikita Polido (Celmar, Sesimbra), assim como o pão artesanal da Millstone Sourdough, projecto de David Jesus e Sandra Freitas (Lisboa) que também vão apresentar doces da época, bolinhos e bolachas , e um concerto de encerramento.

Comentários (0)

Sem comentários
Product added to wishlist
Product added to compare.

O site da Pecados do Alentejo usa cookies
para personalizar anúncios e melhorar a sua
experiência no site. Se continuar na nossa página
você aceita a nossa politica de privacidade.

Estamos aqui